Ao longo do percurso da Ecovia, ou na sua proximidade, podemos encontrar diverso e importante património que foi, ao longo de séculos, construído pelo homem com objectivos económicos, sociais, culturais ou religiosos.
Desde logo, as aldeias e povoações que se encontram ao longo do percurso, pelas características construtivas das suas casas e outras construções. De salientar os locais das aldeias já abandonadas de Calvo e Cachão, onde ainda se podem ver as ruínas de muitas construções e contactar com os vestígios que restam da vida e da atividade económica e social destas comunidades.
Solares e casas Brasonadas
Património Religioso
Cruzeiros
Em quase todas as aldeias podem encontrar-se cruzeiros, sendo de realçar pela sua forma e aspecto:
Moinhos
No rio Rabaçal e no rio Calvo (e também nos seus afluentes) existiam dezenas de moinhos de água. Atualmente estão quase todos em ruínas (em maior ou menor grau) e de alguns
praticamente não restam vestígios. Eram elementos muito importantes na economia da região e para a vida destas populações, que perderam a sua utilidade com o advento de novas tecnologias. Os exemplares que ainda restam são um testemunho da riqueza arquitectónica e da importância destas construções para este meio rural.
Pontes
No percurso da ecovia podemos admirar algumas pontes que além da importância que têm, ou tiveram, para as deslocações e transportes, evidenciam a sua antiguidade e a sua beleza arquitetónica. De destacar: