Património

Turismo

< VOLTAR

Tornou-se numa atividade de enorme importância para a sociedade contemporânea, sobretudo no que diz respeito ao turismo cultural e de natureza. A constante e sustentada subida da procura tem-se revelado fundamental para regiões de baixa densidade com valores patrimoniais, naturais e culturais, de reconhecido valor. Contribui, igualmente, para a animação e revitalização da economia
local. De destacar:

  • Procura pela Pesca

O interesse pela pesca lúdica e desportiva no Rio Rabaçal é uma realidade com tendência para o aparecimento de mais aficionados, em especial nos fins-de-semana. É comum encontrar vários pescadores, muitos deles deslocando-se dezenas de quilómetros para desfrutar o magnífico cenário e as boas condições para a prática da modalidade, nomeadamente para a pesca da truta-de-rio.

  • Procura pela Caça

Toda a área dos vales do rio Rabaçal e Calvo está ordenada em termos cinegéticos. Esta actividade revela elevado potencial económico, sobretudo quando associado a atividades turísticas. Porém, a gestão e a produção cinegética podem também constituir atividades geradoras de emprego e de riqueza. A fauna cinegética presente na região divide-se em caça-menor (espécies até ao tamanho de uma raposa e caça-maior (espécies maiores que a raposa). De um modo geral, espécies como o coelho, a lebre, a perdiz, algum tordo e a rola predominam na parte mais planáltica, normalmente associada ao cultivo agrícola.

  • Procura por áreas de lazer e Praias Fluviais

As características edafoclimáticas e hidrológicas patentes nos cursos de água garantem uma qualidade excelente da água que potencia o lazer, nomeadamente com a possibilidade de frequentar praias fluviais notáveis com águas transparentes e frescas que convidam a banhos prolongados, nomeadamente durante o período estival. De destacar as seguintes zonas:

– Praia Fluvial do Rabaçal
– Parque de campismo do Rabaçal (junto à ponte de Vale de Telhas)
– Praia Fluvial de Barreiros
– Área de lazer (praia) de Gorgoço